O principal objetivo da criação de um site com design responsivo é a entrega do conteúdo com a melhor qualidade possível, utilizando o mesmo código para todos os dispositivos que o acessarem, seja via desktop, celular, smartphone, tablet, televisor, entre outros...
Com a evolução da internet e das tecnologias relacionadas, os acessos aos web sites e sistemas web passaram a ser realizados por meio de diferentes dispositivos, como celulares, smartphones, tablets, televisores, e etc. Com esta avalanche de dispositivos acessando a internet, surgiram alguns problemas novos nesta área, principalmente relacionados aos tamanhos das telas e as visualizações problemáticas de determinados conteúdos.
Nos web sites não responsivos, muitas vezes os usuários são obrigados a aplicar o zoom repetidas vezes, o que acaba se tornando cansativo, possibilitando em uma desistência do usuário, ou ainda são obrigados a procurar por conteúdos "escondidos" fora da visualização inicial das telas dos dispositivos menores.
A primeira solução em relação a estes problemas citados, foi a de desenvolver web sites específicos para cada tamanho de tela. Mas com o passar do tempo, os web designers e desenvolvedores web notaram que esta tarefa estava ficando praticamente impossível devido a grande quantidade de dispositivos e telas disponíveis no mercado.
Para evitar o desenvolvimento de sites e sistemas web específicos para cada tamanho de tela, a solução ideal encontrada foi a de criar sites com design responsivo, que respondem e se adaptam de acordo com o tamanho e a resolução de tela que está acessando o site, e tudo isso utilizando o mesmo código para todos os dispositivos!
Outra grande vantagem dos sites responsivos, é que atualmente o Google também está considerando web sites que tenham um design responsivo como um dos fatores positivos para o ranqueamento dos sites. Justamente pelo foco destes sites ser na entrega do conteúdo com a melhor qualidade possível, ou seja, o design responsivo também faz parte da otimização de sites (SEO).